quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que dizer de Bohumil Hrabal?

*
1) Eu não sei. Há tantos pontos possíveis de entrada, ao mesmo tempo em que ele está tão distante, no tempo e na geografia. Hrabal nasceu em 1914 e morreu em 1997, ao cair da janela do hospital. Dizem que estava tentando alimentar os pombos, dizem que foi suicídio, já que estava no quinto andar do hospital e, como ele sempre morou no quinto andar e como há muito suicídio em seus livros utilizando o método do mergulho, dizem que foi suicídio.
2) Na década de 1980, Josef Skvorecky disse que Hrabal era um herói na República Checa - intensamente admirado por ter resistido, literariamente, a um regime de homogeneização, investindo em uma escrita escatológica, humorística e profundamente ambígua. Essa resistência estética é duradoura e permite que, trinta anos depois, Hrabal seja um herói também para mim, tão distante, no tempo e na geografia.

3 comentários:

  1. Adorei esse post, K. E eu, pelo menos, preciso de heróis residuais que, descobertos na última hora, depois do crepúsculo dos ídolos, estão aí para nos salvar da miséria.

    Vou leu o Hrabal por sua causa. Vc já leu o Kis por minha causa. Viva! :)

    ResponderExcluir
  2. Esses heróis de costurar dentro do bolso da calça, como diz Vila-Matas.

    E, além do Kis, Antonio Di Benedetto, Saer...

    ResponderExcluir